sábado, 2 de novembro de 2013

Fazendo Pós-Graduação


 
http://www.educacaomoral.org.br


Depois de concluído o curso de Letras, convido todos os interessados e seguidores desse blog a fazerem, junto comigo, uma Pós-Graduação em: Metodologias para a Educação a Distância na Universidade Anhanguera. Narrarei aqui minhas experiências, trabalhos, estudos e pesquisas que considero relevante durante mais essa etapa de minha vida acadêmica, e espero que os registros aqui deixados sejam úteis a todos que dele usufruírem.

Como já estou trabalhando, sem tempo, portanto, de continuar meus estudos presencialmente, resolvi enfrentar o desafio de fazer uma pós-graduação a distância e já faço planos de futuro com os conteúdos que tenho apreendido nessa modalidade, que permite, ao aluno aprofundar-se imediatamente em qualquer questão de interesse, pois possui flexibilidade de acesso aos conteúdos e pesquisas.
O primeiro módulo do meu curso dispõe de quatro disciplinas:
1.    EaD no Brasil e no mundo;
2.    Introdução ao Ambiente de Aprendizagem.
3.    Fundamentos políticas e legislação em EaD;
4.    Referenciais de qualidade na educação superior a distância;
Da disciplina n° 1, que situa o nascimento e perpetuação do Ensino a Distancia no Brasil e no mundo, eu já disponibilizei aqui, agora, darei segmento com o conteúdo das demais disciplinas.
O processo de avaliação dessa pós prevê em sua metodologia, a integração com blogs ativos (de publicação semanal) que falem sobre ensino a distância. E aí, já começa a primeira dificuldade, porque a maioria dos blogs não conseguem se manter assíduos em suas publicações, mas com a ajuda dos demais colegas, conseguimos listar alguns blogs e deles participar com leituras, perguntas e sugestões. Para concentrar a enxurrada de links e comentários, nossa tutora (responsável por nossa orientação) abriu um tópico chamado: “Vitrine de Links(apenas quem for aluno da mesma pós que eu poderá acessar esse link), que tornou possível o acesso organizado daqueles que,  como eu, não pode manter uma assistência assídua, mas que ao participar, procura saber tudo que foi disponibilizado. Mas, essa é uma das principais vantagens da EAD! Permitir acesso a quem não tem tempo ter acesso a uma formação continuada, não é?
Esse acompanhamento, junto com o conteúdo disponibilizado através de vídeo-aulas, apostilas, slides e tutoriais fornecidos pelo curso, nós levará a confecção de um Blog que narre essa experiência. Como eu já havia feito algo próximo disso em minha graduação, resolvi dar continuidade a esse blog (que nós foi facultado fazer) e assim, quem sabe, estimular outras pessoas que me acompanharam durante a graduação a permanecerem em suas carreiras, acadêmicas ou não, em busca de novos conhecimentos e desafios. Obrigada.
Bem... Dando sequencia aos meus estudos, hoje li sobre disciplina n° 4 e descobri que a crescente demanda de consumo e de consumidores mais exigentes, fez surgir uma maior preocupação com a qualidade de produção e venda de bens e serviços. A necessidade de controle concorreu para o surgimento de diversas ações, cujo objetivo é assegurar rotinas gerenciais que façam cumprir satisfatoriamente os fins a que cada produto ou serviço se destinam.
Historicamente, os primeiros conceitos sobre qualidade estavam associados simplesmente ao bom funcionamento do produto (serviço), mas foi ampliado para o momento do “pós-venda”, que considera a satisfação do cliente em longo prazo como essencial a fidelização do mesmo. Logo, outros fatores como forma de pagamento, pontualidade na entrega, honestidade e conhecimento do vendedor sobre o produto, flexibilidade, etc., foram incorporados aos objetivos finais dos bens/serviços e fez surgir um novo conceito, modernamente chamado de GQT – Gestão da Qualidade Total, que vem ampliando-se a diversos outros setores das empresa e sociedade, como por exemplo: a questão ecológica, cada dia mais cobrada entre os consumidores.
Na educação à distância, que é nosso foco principal, a questão da qualidade do ensino, como: condições de aprendizagem, apresentação de conteúdos, didáticas, tecnologias, etc. ganha contexto histórico, político e social mais abrangentes, o que torna falar em qualidade em educação, um grande emaranhado de teorias, muitas vezes discordantes.
Segundo o material de estudo desenvolvido pela autora Jucimara Roesler, para disciplina de pós-graduação: Referenciais de Qualidade na Educação Superior a Distância, da Anhanguera Educacional, para Demo (2001), qualidade em educação implica em:
a)  Qualidade acadêmica, que surge na produção original do conhecimento por meio da docência. Refere-se às capacidades do professor de transmitir conhecimentos advindos das práticas de pesquisa que convergem em soluções para problemas específicos da sociedade.
b) Qualidade social, que significa que, decorrente das atividades de ensino, de pesquisa e de extensão, as instituições educacionais atuem de forma relevante no desenvolvimento da sociedade.
c) Qualidade educativa, que é a capacidade das instituições atuarem na formação plena do cidadão para que possam contribuir e interferir em suas respectivas realidades sociais.
O ensino a distância, apesar de parecer uma novidade nascida junto com as tecnologias de informática, como já foi dito em outro tópico, iniciou-se no século XVII, portanto, a busca da qualidade desse modelo pedagógico foi apenas a de acompanhar a evolução das novas ferramentas disponíveis no mercado. No entanto, ainda segundo ROESLER (2013):                                                                                                           
A educação a distância, portanto, como modalidade de ensino capaz de ampliar as possibilidades de acesso a educação, é viabilizada a partir da incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e de modelos pedagógicos e gerenciais que possibilitam sua expansão e a qualidade dos serviços educacionais. Em contexto pedagógico, requer uma organização curricular inovadora, que proporcione a construção do conhecimento, a aquisição de conteúdo, o desenvolvimento das habilidades e competências requeridas pelo mercado de trabalho e pela sociedade na qual o futuro profissional exercerá seu papel de trabalhador e cidadão.


Evolução no número de matriculas por modalidade, no período 2001-2010, Brasil. Fonte: Censo da Educação Superior 2011.

http://ead05.proj.ufsm.br
Em termos políticos, o Ministério da Educação, encontrou no ensino a distância uma forma de aproximar estudantes das mais remotas regiões, para cumprir seu projeto de TODOS PELA EDUCAÇÃO, que vem mesclando interesses de vários setores comerciais, sociais e jurídicos da sociedade visando capacitar professores, profissionalizar jovens e adultos com objetivo de facilitar seu ingresso ou retorno ao mercado de trabalho, bem como, a conquista da cidadania prevista na LDB.
Engajado nas variadas fretes abertas pelas novas tecnologias de informação, o MEC compilou uma série de medidas jurídicas que amparam e tornam de igual valor a Educação à Distancia, normatizando-a e valorizando-a em todos os setores políticos e administrativos do Governo Federa, com consequências para os demais setores estaduais e federais.
Pressionadas ou motivadas por iniciativas das universidades internacionais, que estão a grande velocidade, dispondo cursos pagos ou gratuitos online, algumas universidades brasileira de reconhecido conceito internacional como USP, UNICAMP, etc., vem priorizando essa modalidade de ensino em suas bases organizacionais. Outras instituições de ensino, já tem como praxe comum, adotar 20% do seu ensino presencial na forma de EAD e com isso, gerou uma grande demanda desses profissionais no mercado. 

Até a próxima!

Referências Bibliográficas:
ROESLER, Jucimara. Referenciais de Qualidade na Educação Superior a Distância,
p. 1-77, Departamento de Extensão e Pós-Graduação. Valinhos, SP:
Anhanguera Educacional, 2013. Disponível em: . Acesso em: 1 set. 2013.


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