quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Atributos da experiência de aprendizagem digital

fonte da imagem: catracalivre.com.br
  • Interativo: alunos que criam seu próprio conteúdo e interagem por mídia social podem expressar sua identidade e criatividade.
  • Centrado no aluno: transfere a responsabilidade pela aprendizagem para o aluno, exigindo que os alunos desempenhem um papel mais ativo em seu próprio processo de aprendizagem e fazendo com que os professores os auxiliem caso surjam dificuldades.
  • Autêntico: os professores devem encontrar maneiras de reconciliar o uso da mídia social em sala de aula com a maneira autêntica com que os adolescentes a usam fora da sala de aula. O uso da mídia social e da tecnologia deve estar atrelado a uma meta ou atividade de aprendizagem específica.
  • Colaborativo: a aprendizagem é uma atividade social e muitos alunos aprendem a trabalhar melhor com um grupo de colegas. Essa colaboração e os comentários dos colegas podem ser de forma virtual ou pessoalmente.
  • Sob demanda: o conteúdo do curso deve ser disponibilizado “sob demanda” para que o aluno possa ver os materiais do curso quando, onde e como quiser, seja em um computador, telefone celular ou outro dispositivo móvel.

Quando integradas de maneira criteriosa, essas comunidades de aprendizagem com base na Web do Facebook podem oferecer suporte a um novo nível de troca e interação social que, por sua vez, promoverá e incentivará a motivação dos alunos.
Tecnologias sociais, como o Facebook, podem ajudar os alunos a comparar seu entendimento do tópico atual do curso com seus colegas. Além disso, como os alunos compartilham seus processos de raciocínio com seus colegas on-line, eles podem se ajudar para superar dificuldades, além de formar um sistema de suporte colaborativo entre colegas.


Visualizar documento na íntegra em PDF: https://www.facebook.com





2 comentários:

Unknown disse...

Cara colega de Pós...Suely, que prazer receber a sua visitinha no meu Blog...rs, parabáens! seu cantinho esta encantador também, neste texto você pontua todos as caracteristicas positivas do aprendizado educação a distância, creio eu que...nos esforçamos ainda mais que se fosse um curso presencial.... :0 ) grande abraço!!!

Suely Azevedo disse...

Obrigada Cíntia. Eu adorei seu blog, muito estimulante para quem precisa concluir esse desafio. Espero que ele corresponda com bons frutos ao seu entusiamo e profissionalismo. Abraços.

Postar um comentário