sábado, 2 de novembro de 2013

TCC - Capítulo 3 – Sobre os livros que Michael lia para Hanna.


Provavelmente não era aleatória a escolha dos livros que Michael lia para Hanna, eles tinham conteúdo semelhante aos problemas enfrentados por ambos.
O primeiro deles é a “Odisséia”, épico grego atribuído a Homero, composto em versos para serem recitados oralmente (assim como Michael fazia com Hanna), que narra as peripécias vividas pelo herói grego Odisseu, em sua longa viagem de retorno para casa após a Guerra de Tróia. Não seria essa experiência de letramento de Hanna também uma aventura da qual ela não retornaria mais a mesma?
Já “A Dama do Cachorrinho”, de Anton Checkhov, conta uma historia de adultério entre um casal de idade e condição social bastante diferentes que vivem um romance de férias e que ao retornar para seus cônjuges, percebem existir uma ligação maior entre ambos, ainda que impossibilitados de ficar juntos. Uma situação com vários aspectos em comum com o que Michael e Hanna viviam. Ele, de família rica e culta (o pai era filósofo). Ela, de origem simples, analfabeta e com um passado que os impede de finalizar a própria história.
Para uma mulher marcada pela vergonha de não saber ler e o desejo de fazer parte do mundo existente nos livros e cujo destino findou por cruzando uma das mais tristes páginas da nossa história, “As aventuras de Huckleberry Finn” de Mark Twain representa toda a opressão das escolhas equivocadas sofridas por Hanna em decorrência dos seus segredos. A abordagem crítica e irônica de  questões como racismo, escravidão, amizade, etc., que também permearam a relação entre ela e Michael, fazem desse livro um ponto em comum para ambos.


0 comentários:

Postar um comentário