quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Facebook Móvel como ferramenta de aprendizagem

Fonte da imagem: www.brasileconomico.com.br
O uso do Facebook como ambiente de aprendizagem móvel deve ser desenvolvido para abranger os melhores aspectos da sala de aula tradicional juntamente com os benefícios da tecnologia em tempo real e móvel.
O Facebook converte automaticamente o conteúdo com base na Web que você compartilha em suas páginas e grupos do Facebook em um formato móvel. Isso significa que, sem trabalho adicional da sua parte, os alunos podem acessar seu conteúdo a qualquer momento por meio de computadores tablet ou telefones celulares.
Além disso, uma plataforma de aprendizagem móvel fornece aos membros da classe oportunidades sob demanda para aprofundar a participação e reflexão. Essa abordagem também proporciona aos alunos a liberdade de usar a tecnologia da maneira mais adequada aos seus estilos individuais de aprendizagem.
Ao considerar o uso do Facebook para criar oportunidades de aprendizagem móvel (mLearning), também é essencial que os educadores tenham um entendimento melhor de como a juventude menor de idade urbana se conecta e interage na Web para que possam criar experiências digitais mais inclusivas.
Em sua palestra na Digital Media Learning 2010 Conference, na Universidade do Texas, em Austin, o professor S. Craig Watkins apresentou uma série de perfis novos da juventude afro-americana e latina e como esses jovens usam telefones celulares. Sua principal descoberta foi que para a maioria dos jovens urbanos e menores de idade, o dispositivo móvel é o seu ponto de acesso principal à Internet.
Esse não é um fato apenas dos Estados Unidos. De acordo com a OnDevice, empresa de pesquisa móvel, em muitos países em desenvolvimento, a maioria dos usuários da Web móvel são apenas móveis, sendo a maior incidência no Egito, com 70%, e na Índia, com 59%.

Em muitos países em desenvolvimento, a tendência de uso exclusivamente móvel está entre a população com menos de 25 anos. Essa é uma consideração importante a ter em mente ao pedir para os alunos acessarem experiências de aprendizagem baseadas na Web.

Visualizar documento na íntegra em PDF: https://www.facebook.com



0 comentários:

Postar um comentário