![]() |
O uso
do Facebook como ambiente de aprendizagem móvel deve ser desenvolvido para
abranger os melhores aspectos da sala de aula tradicional juntamente com os
benefícios da tecnologia em tempo real e móvel.
O
Facebook converte automaticamente o conteúdo com base na Web que
você compartilha em suas páginas e grupos do Facebook em um formato móvel.
Isso significa que, sem trabalho adicional da sua parte, os alunos podem
acessar seu conteúdo a qualquer momento por meio de computadores tablet ou
telefones celulares.
Além
disso, uma plataforma de aprendizagem móvel fornece aos membros da classe
oportunidades sob demanda para aprofundar a participação e reflexão. Essa
abordagem também proporciona aos alunos a liberdade de usar a tecnologia da
maneira mais adequada aos seus estilos individuais de aprendizagem.
Ao
considerar o uso do Facebook para criar oportunidades de aprendizagem móvel
(mLearning), também é essencial que os educadores tenham um entendimento melhor
de como a juventude menor de idade urbana se conecta e interage na Web para que
possam criar experiências digitais mais inclusivas.
Em sua
palestra na Digital Media Learning 2010 Conference, na
Universidade do Texas, em Austin, o professor S. Craig Watkins apresentou uma
série de perfis novos da juventude afro-americana e latina e como esses jovens
usam telefones celulares. Sua principal descoberta foi que para a maioria dos
jovens urbanos e menores de idade, o dispositivo móvel é o seu ponto de
acesso principal à Internet.
Esse
não é um fato apenas dos Estados Unidos. De acordo com a OnDevice,
empresa de pesquisa móvel, em muitos países em desenvolvimento, a maioria dos
usuários da Web móvel são apenas móveis, sendo a maior incidência no Egito, com
70%, e na Índia, com 59%.
Em muitos países em desenvolvimento, a tendência de
uso exclusivamente móvel está entre a população com menos de 25 anos. Essa é
uma consideração importante a ter em mente ao pedir para os alunos acessarem
experiências de aprendizagem baseadas na Web.
Visualizar documento na íntegra em PDF: https://www.facebook.com
0 comentários:
Postar um comentário