terça-feira, 25 de maio de 2010

Tecnologia Aplicada à Educação -



    Pedagogia Tecnicista: considera o ser humano como produto do meio, portanto considerava possível modelá-lo socialmente pelo controle rígido das atividades pedagógicas que eram dirigidas de forma mecânica, automática, repetitiva e programadas para ordenarem os conteúdos a serem ensinados e dos valores morais neles presente. Essa concepção surge nos EUA e é introduzida no Brasil entre 1960 e 1970 e serviu também para ajudar na consolidação do regime militar durante esse período histórico. O ensino tecnicista baseia-se em estímulos externos e as reações dos alunos também são controladas externamente através dos meios e os métodos didáticos. É nesse período que o espírito crítico e reflexivo é banido das escolas.

Prática Pedagógica: também conhecida como: “fazer pedagógico” e consiste em determinar as atividades específicas do professor e do aluno no processo de ensino e aprendizagem. Alguns exemplos desta prática são: dar aulas ou pesquisar o ambiente escolar, além de criar novos conceitos e pesquisas.

Didática: é a ciência responsável pelaorma mais eficaz de ensinar terminado assunto considerando o método mais adequando à realidade etária e cognitiva do aluno.


Saber Pedagógico: todo profissional precisa adquirir os saberes necessários para atuar em sua profissão, para o professor de qualquer nível de ensino, além dos saberes curriculares, disciplinares e da experiência, ele precisa ensinar o que aprendeu através de métodos eficientes e facilitadoras da aprendizagem. Portanto, o “saber pedagogico” é o conjunto de técnicas e conhecimentos utilizados pelos professores para realização do processo de aprendizagem e envolve diversos saberes como:

  • Conhecimento das disciplinas (conteúdos a serem ensinados)
  • Conhecimentos curriculares (programas das disciplinas); 
  • Conhecimentos profissionais (das ciências da educação);
  • Experiência didática (produzidas no cotidiano);
  • Domínios culturais (relativo à cultura pessoal do professor);




    Tecnologia Educacional: é a forma como se combinar objetivos específicos em um sistema planejado de administração, realização e avaliação do processo ensino-aprendizagem. A Tecnologia possui quatros grandes características:
  1. ensino e treinamento de princípios científicos;
  2. materiais e equipamentos mecânicos ou eletromecânicos empregados para fins de ensino;
  3. ensino em massa (uso dos meios de comunicação de massa em educação) e
  4. sistemas homem-máquina.

    Alfabetização Tecnológica: é o preparo necessário para que professores e alunos possam utilizar da melhor forma possível as tecnologias que são possíveis dentro do processo educacional. A participação de alunos e professores neste curso de Tecnologias Aplicadas à Educação pode ser considerada como um processo de alfabetização tecnológica.








0 comentários:

Postar um comentário