sexta-feira, 28 de maio de 2010

Libras



    Libras significa: Língua Brasileira de Sinais e foi desenvolvida a partir da língua de sinais francesa. As línguas de sinais não são universais, cada país possui a sua.
 

Assista entrevistas do Jornal Visual, sinalizadas em Libras
TVE Brasil
  



    A LIBRAS possui estrutura gramatical própria. Os sinais são formados por meio da combinação de formas e de movimentos das mãos e de pontos de referência no corpo ou no espaço.
    Segundo a legislação vigente, Libras constitui um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas com deficiência auditiva do Brasil, na qual há uma forma de comunicação e expressão, de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria.
    Decretada e sancionada em 24 de abril de 2002, a Lei N° 10.436, no seu artigo 4º, dispõe o seguinte:

http://libras.files.wordpress.com/2008/07/alfabeto-em-libras.jpg

 
“O sistema educacional federal e sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, conforme legislação vigente”.




No ano de 2002, a comunidade surda brasileira pôde comemorar uma grande vitória: a regulamentação da Lei n.º 10.436, de 24 de abril de 2002, que reconhece como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.

Esse importante fato colabora para a garantia dos direitos das pessoas surdas como cidadãos brasileiros.

A AJA decidiu produzir e distribuir o DVD para o curso de Libras a fim de atender as necessidades das pessoas que desejam aprender Libras nos mais remotos pontos do territorio brasileiro, até então carentes desse material educativo.

Cabe ressaltar que a AJA não pretende, com distribuição desse material pedagógico, substituir a formação básica presencial em Língua de Sinais, mesmo porque temos consciência de que essa formação requer a presença de um professor surdo, inclusive para verificar a correta produção dos sinais pelos participantes.









Equipe de Produção de Material de Libras
Silvana Patrícia de Vasconcelos, professora ouvinte, pedagoga, especialista na área de surdez.
Fabrícia da Silva Santos e Gláucia Rosa de Souza, ambas professoras surdas com habilitação em magistério.



Clique aqui para adquirir esse material




 

0 comentários:

Postar um comentário