domingo, 10 de novembro de 2013

Publicando o Desafio Profissional


Fonte da imagem: www.itec-ia.org

METODOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PROJETO: EDUCAÇÃO CONECTADA PARA TODOS.

Relatório sobre troca de experiências,  acompanhamento, e realização de um BLOG através de temas relacionados a educação a distancia, com objetivo de concluir a primeira etapa da Pós-graduação de METODOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, sobre a orientação da Tutora: Claudia Kull.

           Este trabalho tem como proposta realizar o desafio proposto no curso de pós-graduação em Metodologias para a Educação a Distância da Universidade Anhanguera, composto pela narração dos conteúdos obtidos durante o período de 60 dias de acompanhamento de blogs, que tratam de temas sobre educação a distancia, bem como, a troca de experiência dos trabalhos dos demais colegas de fórum em seus estudos e pesquisas e criação dos seus próprios blogs. Essa atividade possui relevância significativa para a formação de futuros profissionais de EaD e se tornará útil ao longo da disciplina por manter registros da aprendizagem e interação sociais vivenciadas durante esse período do curso.
            Por cerca de 60 dias acompanhei e li vários blogs e páginas sobre EaD, com postagens bastante interessantes e elucidativas, no entanto, limitação de acompanhar apenas blogs “ativos”, ou seja, com postagem semestrais constantes, limitei o foco das minhas observações aos blogs: http://joaomattar.com/blog; e http://www.educacao-a-distancia.com, ambos de professores de plataformas EaD.
           Durante esse período, pude observar que a Profª. Líliam Silva faz uma abordagem mais focada nos princípios didático da plataforma EaD, enquanto o Profº João Mattar possui um olhar mais crítico sobre o lado da melhor viabilização tecnológica. Confesso que é o tipo de abordagem que me identifico mais e concordo inteiramente com algumas ponderações feitas em seu blog como a de que tanto a popularização muito rápida das plataformas EaD, como as multiplicidades a ela agregada estão fazendo surgir uma espécie de “bum epistemológico” onde profissionais de todas as áreas se sentem habilitados a opinar com autoconfiança demasiada e pouco aprofundamento cientifico sobre o que está sendo dito, transformando diversas publicações em um emaranhado de informações duvidosas quanto a qualidade cientifica.
        As observações do leitor: José CarlosAntonio, no blog do Prof. JoãoMattar abordada de forma bastante competente sobre o tipo de conclusão que cheguei através das observações que fiz:
Você tem razão, Mattar, quando diz que a mídia desconhece grande parte do que veicula e, dessa forma, super-simplifica os temas e dá impressão de que a EAD (e outros temas da Educação) vive ondas de modismo. A percepção de que a EAD é um movimento contínuo e heterogêneo, que na minha opinião nasceu logo que Gutemberg inventou a imprensa e tornou possível a distribuição do conhecimento, não é simples nem para quem a vivencia no seu cotidiano e, menos ainda para quem “ouve a respeito” e tem pressa de produzir algum texto pretensamente informativo, mas sem profundidade ou mesmo compreensão. Interessante é enfatizar também que o mesmo se dá com toda a Educação – não apenas com o EAD – e, por isso mesmo, convivemos ainda hoje com diversos modelos educacionais simultaneamente, embora o que prevaleça parece ser o modelo tradicional (jesuítico-fordista). Apontar esses “erros de análise”, se é que podemos chamá-los assim, é também a função de quem vive a Educação no seu dia-a-dia. Parabéns pela análise e pelo “puxão de orelhas” na imprensa.  Disponível em:< http://joaomattar.com/blog/2013/11/03/os-moocs-ja-eram-o-negocio-agora-sao-os-spocs/> Acesso em: 6 nov. 2013.>
Ainda nesse mesmo link, Mattar esclarece sobre uma desses artigos que tratam a EaD como um item de modismo e não, com a seriedade necessária a sua ambiciosa proposta de ambiente educativo do futuro.
Mas agora surgem alguns repórteres – e alguns blogueiros, marketeiros, professores e instituições – que decidem decretar a morte dos MOOCs e o surgimento dos “revolucionários” SPOCs. Ora ora, já fazemos SPOCs há muito tempo em EaD – foi o que fizemos efetivamente antes dos MOOCs – mas esses SPOCs continuaram existindo com os MOOCs. Não me venham querer resumir a história da EaD a pequenas ondas mercadológicas – a coisa é muito mais séria! O problema é que fazemos SPOCs – ou mesmo MOOCs – em modelos distintos, que precisam ser dissecados pedagogicamente e desvelados ideologicamente, mas agora resolveram decretar que nada disso importa, e que os SPOCs trazem milagrosamente a solução da EaD! Disponível em:< http://joaomattar.com/blog/2013/11/03/os-moocs-ja-eram-o-negocio-agora-sao-os-spocs/> Acesso em: 6 nov. 2013.>

Eu particularmente concordo com as afirmações de Mattar e José Carlos Antonio, por achar que precisamos dar mais foco de educação às plataformas de EaD e menos foco naqueles que tentam, direta ou indiretamente, se utilizarem desse “bum” para ganhos pessoais, sejam eles pessoais ou de marketing.


CONSIDERAÇÕES FINAIS.
Muito interessante a forma de abordagem utilizada para unificar os conteúdos das disciplinas apresentadas agregada à observação e realização de um blog onde foi possível interagir com várias pessoas dentro do mesmo tema e tendo como resultado a publicação dos diversos conhecimentos adquirido ao longo desse primeiro módulo.
Para mim, que já havia iniciado uma proposta de registros da minha ultima graduação, essa atividade funcionou como uma redescoberta do meu antigo blog. Eu nem sabia que possuía seguidores, e sequer que lá havia comentários, mas me surpreendeu principalmente, a média de 500 acessos diários que o blog, mesmo sem atualização constante, possuía.
Agradeço, portanto, aos gestores dessa atividade, por me propiciarem um aprendizado contextualizado e dinâmico como o que foi oferecido nesse primeiro modulo e confesso-me bastante entusiasmada com novos horizonte abertos pela EaD e espero um dia poder contribuir efetivamente para a melhora dessa modalidade de ensino.

Obrigada!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 

·  MATTAR, João. Educação a Distância no Brasil e no Mundo. Valinhos, p. 1-71, 2013. Disponível em: . Acesso em: 1 ago. 2013.

·   BENEDETTI, Cláudia; MORAN, José Manuel. Fundamentos, políticas e legislação em EAD. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2013. p. 1-112. Disponível em: . Acesso em: 1 ago. 2013.

· GLASER, André. Metodologia da Pesquisa Científica. Valinhos, p. 1-88. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2013.


1 comentários:

Suely Azevedo disse...

Treinamentos disponibilizados pelo Núcleo de Educação a Distância por modalidade de ensino: http://www.neadsenaies.com.br/cursos-online

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