quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Acontece no MASP

clique aqui para visualizar a news completa



 
Exposição do Acervo do MASP
DEUSES E MADONAS – A ARTE DO SAGRADO
15 de outubro de 2010 a 16 de janeiro de 2011
2º andar do MASP – Galeria Georges Wildenstein

Com 40 obras de mestres dos séculos 14 ao 19, Deuses e Madonas – A Arte do Sagrado apresenta o universo do sagrado na cultura ocidental e mostra pela primeira vez depois de restaurada na França a obra-prima São Jerônimo Penitente no Deserto (1451), de Andrea Mantegna. Destaque também para a instalação de Eder Santos a partir de O Julgamento de Páris (1710/20), de Michele Rocca, em releitura que recorre à tecnologia LED tridimensional de televisores de última geração. A mostra traz ainda El Greco (Anunciação, de 1600); Delacroix (As Quatro Estações, c.1856); Botticelli (Virgem com o Menino e São João Batista Criança, c.1490); Tintoretto (Ecce Homo ou Pilatos Apresenta Cristo à Multidão, c.1546); Rafael (A Ressurreição de Cristo, 1499-1502), entre outras.
 

 
Exposição Temporária
ESTREIA: WIM WENDERS – LUGARES, ESTRANHOS E QUIETOS
21 de outubro de 2010 a 16 de janeiro de 2011
1º andar do MASP – Galeria Horácio Lafer

O cineasta alemão Wim Wenders, um dos nomes mais expressivos do chamado Novo Cinema Alemão, vem este mês ao Brasil e inaugura no MASP Lugares, Estranhos e Quietos, exposição especialmente pensada para o museu, com 23 fotos inéditas. Diretor de importantes filmes nas últimas três décadas, entre eles "Paris, Texas" (1984), "Asas do Desejo" (1987) e "Buena Vista Social Club" (1999), Wenders tem presença importante na 34ª edição da Mostra Internacional de Cinema de SP, inclusive assinando o cartaz e as artes do evento, onde terá programa especial.
Confira todas as exposições em cartaz
 

   
Serviço Educativo
VISITAS TEMÁTICAS PARA O PÚBLICO
Programa de visitas oferecido pelos educadores do Serviço Educativo, ao visitante individual. Confira a programação de Outubro:
Romantismo:
Quarta-feira das 11h15 às 11h45 |das 12h às 12h15 | 2º andar| Orientação: Adriana Puzzilli
Olhar e Ser Visto:
Sexta-feira das 11h15 às 12h15 | Local: 2º andar | Orientação: Miriam Lustosa
Deuses e Madonas:
Sexta-feira das 14h às 14h30 | Local: 2º andar | Orientação: Denis Molino Romantismo:
Sexta-feira das 15h às 15h30 | Local: 2º andar | Orientação: Denis Molino Olhar e Ser Visto:
Sexta-feira das 16h às 16h30 | Local: 2º andar | Orientação Denis Molino

O Serviço Educativo também oferece Visitas Orientadas para grupos, com ou sem Ateliê.
 

   
CATÁLOGOS DE ARTISTAS ALEMÃES CONTEMPORÂNEOS
Sempre em sintonia com as atividades do museu, a Biblioteca e Centro de Documentação do MASP procura manter acessíveis materiais que possibilitem maior interação entre os eventos atuais. Por este motivo, anunciamos a recente doação recebida de catálogos dos artistas participantes da exposição "Se Não Neste Tempo - Pintura Alemã Contemporânea: 1989-2010"

Além destes catálogos relacionados à arte contemporânea, a Biblioteca possui importantes obras que extrapolam os limites das discussões propostas pelas exposições em andamento. Desta forma, destacamos também publicações sobre estética, história da arte e arquitetura que se encontram disponíveis em nosso acervo, assim como revistas e boletins que possibilitam tanto o estudo do meio cultural de outras épocas e lugares, como também as discussões provocadas pela contemporaneidade.
Acesse catálogo online

 

   
CONHEÇA OS CURSOS DO 4º BIMESTRE DA ESCOLA
As matrículas para os cursos do 4º bimestre da Escola do MASP estão abertas.

Pintura e Cerâmica Chinesas
O Filme B Americano: Criatividade a Baixo Custo
História da Arte IV – do Realismo ao Surrealismo
Arte Contemporânea
A Cor em Tiziano, Veronese, Tintoretto
A Arte do Canto Através dos Tempos: O Lied ou a Poesia
Lírica na Música Alemã
Introdução à Conservação de Têxteis
Ilustrando Textos- Uma Introdução à Analise Literária e à Imagem Narrativa
 

   
O MASP PELO MUNDO
29ª BIENAL DE ARTE DE SÃO PAULO
A obra Roberto Carlos – Adoração de Nelson Leirner, pertencente ao acervo do MASP, participará da 29ª Bienal de São Paulo, cujo tema será "Há sempre um copo de mar para um homem navegar" no período de 25 de setembro a 12 de dezembro de 2010.

BANHISTAS NO SENA, DE MANET, EM EXPOSIÇÃO NA ITÁLIA
A obra Banhistas no Sena (foto), de Edouard Manet, pertencente ao acervo do MASP, participará da exposição "PARIS. Os anos maravilhosos. Impressionismo contra Salon". Esta se realizará no Castel Sismondo em Rimini, na Itália, no período de 23 de outubro de 2010 a 27 de março de 2011.

EXPOSIÇÃO ANITA MALFATTI – 120 ANOS
Retornaram as obras A Estudante e Retrato de Tarsila de Anita Malfatti, pertencentes ao acervo do MASP. As mesmas foram emprestadas para a exposição "Anita Malfatti, 120 Anos" no CCBB Rio de Janeiro, de 30 de julho a 26 de setembro de 2010.
 

   
Destaques do mês
LETRAS EM CENA
Toda segunda-feira, sempre às 19h30
Grande Auditório | entrada gratuita
O projeto LETRAS EM CENA, lançado no ano de 2006, promove a leitura de peças teatrais, contos, poesias e cartas. Utilizando o grande auditório do MASP o projeto apresenta semanalmente leituras dramáticas durante o ano, envolvendo artistas entre atores, diretores, autores e poetas.
 

 
Destaques do mês
CAMERATA ABERTA – KONTRA PUNKTE
Neste concerto, a Camerata Aberta dá continuidade a uma das ideias fundamentais do grupo desde a concepção: a alternância de regentes. Desta vez, o germânico Felix Krieger é o convidado. Especialmente para o concerto no Masp, ele propôs um programa que põe em contraponto diversas correntes composicionais da Alemanha. Por isso, o título Kontra-Punkte: contrapontos entre estilos e épocas (particularmente os séculos XVII e XX), entre a obra homônima de Stockhausen e a escrita contrapontística barroca de Schein.

0 comentários:

Postar um comentário