terça-feira, 1 de junho de 2010

Corpus Christi


    
    



    Corpus Christi (do latim, Corpo de Cristo) é uma antiga festa Católica celebrada em comemoração à verdadeira "presença" de Cristo.
    Conta a história que um sacerdote chamado Pedro de Praga, de costumes irrepreensíveis, vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Decidiu então ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o Dom da fé. Ao passar por Bolsena (Itália), enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido da dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a Hóstia branca transformou-se em carne viva, respingando sangue, manchando o corporal, os sangüíneos e as toalhas do altar sem no entanto manchar as mãos do sacerdote, pois, a parte da Hóstia que estava entre seus dedos, conservou as características de pão ázimo.

    Os objetos milagrosos utilizados nessa eucaristia foram para Orviedo em grande procissão, sendo recebidos solenemente por sua santidade o Papa Urbano IV, que na época governava a igreja, e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico. Em 1243, a cidade de Liège, na Bélgica, comemora esse evento pela priemeira vez. Posteriormente, a freira Juliana de Cornion comunicou ao papa ter visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse mais divulgado. Em 11 de agosto de 1264, através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo" a festa de Orviedo foi transmitida para todo mundo católico. A pedido do próprio Urbano IV, São Tomás de Aquino preparou as leituras e textos litúrgicos usados até hoje.
    A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: ‘Este é o meu corpo...isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim’. E como a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo depois de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório assistir à Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.
    Uma das atrações da festa é a procissão e em várias cidades do mundo é costume ornamentar as ruas por onde ela passa com tapetes de coloridos e desenhos de inspiração religiosa feitos com materiais como: palha, flores, pó, serragem colorida, sementes, tampinhas de refrigerantes, etc.
    Esta festividade se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas cidades históricas. A procissão pelas vias públicas atende a uma recomendação do Código Canônico (art. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia". É recomendado que nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o Bispo (art. 395).


PARA VER FOTOS 2009 DE TAPETES CORPUS CHRISTI, CLIQUE AQUI.



0 comentários:

Postar um comentário